Vou publicar aqui o editorial da Tati Oliveira uma super parceira
Manual de Instruções (ou, Editorial)
"Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos(...)
Tecendo a manhã - João Cabral de Melo Neto
Escore em alguma parede entre uma banda e outra. Procure uma meia luz no salão para ler aquele trecho. Deixe-se seduzir pela linguagem. Ou, emputecido, suba no palco, sorrateiramente, e recite o verso que te incomoda. Ocupe. E sussure a Palavra no Grito. Que outros, de outros cantos, estarão gritando (ou sussurando?) também. Agora, você tem em suas mãos (e olhos, e mente), OrFEL, o primeiro fanzine da FEL - Fora do Eixo Letras - junto ao Núcleo de Poéticas Visuais FDE.
Depois de selecionar mais de 100 poesias, prosas e sotaques literários recebidos de todas as partes do país, apresentamos aqui letras, imagens, sonoridade e nonsense, resultantes de uma integração de forças, que manifestam que ler é, sim, algo muito além da palavra-livro. E, ora, se toda palavra tem seu sentido construído socialmente, OrFEL espelha alternativas elaboradas coletivamente em uma produção disponível para as mais de 130 cidades onde acontece o Grito Rock 2011.
A FEL é a frente do Circuito Fora do Eixo que trabalha a palavra em suas mais diversas formas - escrita, falada, visual, sonora, multimídia. O Núcleo de Poéticas Visuais, por sua vez, discute e fomenta ações em Artes Visuais dentro do Circuito, acreditando que todo indivíduo é um ser criativo em potencial. Ambos buscam compreender a cadeia produtiva da linguagem e das artes para pluralizar conceitos e democratizar seu acesso.
O fanzine OrFEL - filho da poesia e da música - te convida a verbalizar. Ou, apenas sentir a palavra, as idéias, a provocação. Portanto, se deleitem com as obras desta primeira edição de novos e mágicos autores.
Tatiana Oliveira - Coletivo Alona - Londrina/PR
@tatita_oliveira
Comentários
Postar um comentário
Se aprochêgue, seu comentario faz de mim a poeta feliz.
Beijos de cá